Estatisticamente falando...




É incrível, a reação é unânime!! Você diz: estatística! E as pessoas ficam com aquela cara de  Por quê?’, em seguida soltam uma frase do tipo  ‘ Ah! Vai trabalhar no IBGE! Com aqueles palm tops né!’ ou confundem estatística com matemática! Então, vamos falar um pouquinho...


História


A estatística é definida por Costa Neto (1977) como a ciência que se preocupa com a organização, descrição e análise de dados experimentais e por este motivo tem aplicação em quase todas as atividades humanas. 

A palavra estatística tem proveniência do Latim statisticum, que significa relativo ao estado. Porém não existe na literatura um consenso sobre quem ou qual civilização utilizou primeiramente o termo estatística tal como usamos nos dias atuais, ou seja, para designar uma área do saber ou um conjunto de medidas resumo de um conjunto de dados. 

Kendall (1978) argumenta que o primeiro uso da palavra estatística deu-se num trabalho do historiados italiano Girolamo Ghilini , em 1589, que versava sobre a descrição política. Por outro lado Porter (1986) afirma que a palavra estatística foi primeiramente usada como substantivo por Gottfried Achenwall em 1749.Dada a controvérsia sobre o surgimento do termo estatística , o que se pode afirmar é que a utilização da ideia de caráter estatístico teve seu inicio na antiguidade, com a necessidade de os estados conhecerem os dados de sua população, território e outros atributos do poder.


Ao longo do século XX, os métodos estatísticos foram desenvolvidos como uma mistura de ciência, tecnologia e lógica para a solução e investigação de problemas em várias áreas do conhecimento humano. 

Atualmente, a Estatística está presente em todas as áreas da ciência que envolvam a coleta e análise de dados e sua conseqüente transformação em informação, para postular, refutar ou validar hipóteses científicas sobre um fenômeno observável. 

Em linhas gerais, podemos dizer que a Estatística fornece técnicas e métodos de análise de dados que auxiliam o processo de tomada de decisão nos mais variados problemas em que há incerteza. Em função disto, fica evidente que os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento, sendo a Estatística uma ciência multi disciplinar. 

Áreas de atuação

O estatístico está capacitado a resolver problemas que envolvem a coleta, a sistematização e a análise de dados para a tomada de decisões em diversos tipos de situação. Sua atuação pode se concentrar em várias linhas principais, conforme abaixo:
  • Marketing, pesquisa de opinião, pesquisa de intenção de voto, recursos humanos;
  • Economia, seguros, previdência;
  • Setor público, áreas estratégicas;
  • Saúde pública, medicina, pesquisa clínica, biologia, bioestatística, psicologia;
  • Universidades e instituições de pesquisas;
  • Demografia, antropologia, sociologia,  pedagogia;
  • Mídia, artes, esportes, literatura, lingüística;
  • Administração pública, privada ou mista, entidades filantrópicas, indústrias, engenharia, agronomia, química e geologia.
A crescente procura por estatísticos nessas diversas áreas vislumbram uma grande oferta de empregos no mercado de trabalho. Em contra posição à grande demanda atual, os estatísticos formados nas instituições de ensino superior ainda são poucos.

Abraham Laredo Sicsú citou:

"A estatística é a arte de torturar os números até que eles confessem.
E eles sempre confessam."


Mais algumas informações úteis ( ou não) :


 Sobra informação
Estamos na era mais medível da história: só o Google processa 1 petabyte de informação a cada 72 minutos (1 petabyte são 1 000 terabytes e 1 terabyte são 1 000 gigabytes) ***
Na era do petabyte o desafio não é mais armazenar dados, é dar sentido a eles.
Essa gigantesca quantidade de dados disponíveis, unida a ferramentas estatísticas capazes de triturar tantos números, oferece uma nova maneira de compreender o mundo. E ganhar dinheiro!

 Sobrevive a crises
Quando o cenário econômico vai mal, contratam-se ainda mais estatísticos. Em 2008, a procura por estatística subiu 8 vezes em relação a 2007. "Eles entram com a missão de remapear o cenário das empresas, ajudar a planejar os remanejamentos, detectar onde se podem cortar custos etc.", diz Danilo Castro, da PagePersonnel.  

Muitos estatísticos cobram suas consultorias por hora. A remuneração média, nesse caso, varia de R$ 50 a R$ 400. Mas, quando a empresa está desesperada, o cachê sobe. "Uma consulta médica pode ser cara. Mas, se você estiver com câncer, paga o preço que for", diz Abraham Laredo Sicsú. Por câncer entenda-se crise. A empresa que quiser recuperar o fôlego a todo custo, acredite, não vai economizar no médico-estatístico.



*** essa informação é de 2009, atualmente o Google processa 24 petabyte !!!





0 comentários:

Postar um comentário